TECNOLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA

O curso de Gestão Pública é rápido, de nível superior e tem um mercado de trabalho em plena ascensão.

MISSÃO DO CURSO

O curso de SEGURANÇA PÚBLICA da Poliensino tem como missão: 

“qualificar o discente para atuar no setor de segurança pública com ética, transparência e responsabilidade sócio-ambiental, fundamentado nos princípios da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da paz.”

PRINCIPIOS

O curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  1. a) o respeito à fauna e à flora;
  2. b) a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  3. c) o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  4. d) o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
  5. e) o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

Objetivos do curso

O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e definição de estratégias que contribuam para alcançar os resultados. Os objetivos do curso estão definidos e explicitam os compromissos institucionais em relação ao ensino, a pesquisa e ao perfil do egresso. O presente projeto, proposto pela POLIENSINO, tem por objetivo delinear os aspectos pedagógicos que norteiam a estruturação do curso de SEGURANÇA PÚBLICA, a fim de atender educandos que queiram habilitar-se nesse campo do saber.

 

Objetivo Geral

O CST em Segurança Pública visa a formação de um profissional comprometido com o Estado Democrático de Direito, cuja atuação seja pautada pela ética, pelos direitos humanos e pela cultura de paz, por meio do desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da carreira do tecnólogo em segurança pública.

 

Objetivos Específicos

O CST em Segurança Pública tem como objetivos específicos:

  1. Formar profissionais para atuar na segurança pública, a partir da ótica dos

Direitos Humanos e participação cidadã, com vistas ao aperfeiçoamento dos instrumentos de ação, ao incremento da qualidade dos serviços públicos, à administração eficiente, eficaz e efetiva dos recursos públicos e ao desenvolvimento das competências de reflexão e ação coerentes com os princípios do Estado Democrático de Direito.

  1. Construir e desenvolver projetos de estudo, pesquisa e extensão voltados à construção/disseminação do conhecimento e desenvolvimento da autonomia, de modo a inserir estudantes e professores na experiência da cidadania e enriquecer as práticas didático-pedagógicas.
  2. Trabalhar as ações curriculares como projetos capazes de integração socioeducativa multi, inter e transdisciplinarmente e capazes de convergência e integração de materiais impressos, radiofônicos, televisivos, de informática e outros pertinentes. Do mesmo modo, projetar essa visão convergente para as experiências da segurança pública, de modo a aproximar métodos e processos integradores à própria condição cidadã e ao espírito republicano.
  3. Estabelecer um currículo de estudos, compartilhamento discente-docente e práticas comunitárias em comunidades de aprendizagem capazes de diagnosticar as atividades de segurança pública existentes e apreciá-las pelos ângulos do local, do regional, do nacional e das relações internacionais, propiciando visão ampliada dos problemas humanos e sociais e amplitude na descoberta de possibilidades de encaminhamento e solução.
  4. Proporcionar o uso de metodologias, técnicas e conhecimentos na solução de problemas nas mais diversas áreas da segurança pública.

Estrutura Curricular e dimensionamento da carga horária por período letivo

A Estrutura Curricular com o Dimensionamento da Carga Horária por Período Letivo (Termo) está proposta na Matriz Curricular apresentada a seguir.

Matriz Curricular do Curso de

SEGURANÇA PÚBLICA

1º TERMO

Introdução à Segurança Pública

Fundamentos da Administração

Comunicação e Expressão

Direito

Metodologia da Pesquisa Científica

Economia Aplicada

Psicologia e Relações Humanas

Informática Aplicada

2º TERMO

Gestão de Pessoas em Segurança Pública

Sistema Penal no Brasil

Teorias e Modelos de Policiamento

Projeto Integrador I

Ética nos serviços públicos              

Tecnologias em Segurança Pública

Sociologia do crime e da violência

3º TERMO

Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro

Criminologia Aplicada

Estatística aplicada à segurança pública

Polícia Comunitária

Políticas públicas e cidadania no Brasil

Primeiros socorros

4º TERMO

Investigação Criminal

Negociação e planejamento operacional

Optativa I

Projeto Integrador II

Gestão de Crises em Segurança Pública       

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Estágio supervisionado I   

5º TERMO

Gestão de Projetos

Mecanismos Nacionais de Controle da Criminalidade

Optativa II

Inteligência em segurança pública

Estágio supervisionado II                  

Equipe Multidisciplinar

APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS DOCENTES

FACULDADE POLIENSINO, que procura oferecer um ensino de alto padrão, tem como prioridade dar apoio e suporte a todos os seus professores para que, desta forma, possibilitem aos seus alunos uma excelente aprendizagem. O presente curso se adéqua a esse objetivo. A instituição contratará professores altamente qualificados em cada área, que, além de excelentes no domínio do conteúdo das disciplinas, são também bons didatas. Tendo presente este objetivo, a Faculdade mantém em sua estrutura um serviço de apoio à atuação do professor na sala de aula virtual.

Isto implica um trabalho direcionado para os cursos e para os professores, prioritariamente. Entretanto, são também endereçadas atividades para melhorar o desempenho dos funcionários, bem como atividades para desenvolver valores, habilidades, comportamentos e atitudes dos mesmos.

ATENÇÃO AOS DISCENTES

Os discentes da FACULDADE POLIENSINO são apoiados constantemente em várias situações. A todos os alunos será disponibilizado um apoio pedagógico dos professores, em função de alguns possuírem horário de atendimento ao aluno. Todos os cursos possuem uma coordenação a quem cabe orientar os alunos com relação aos problemas que enfrentarão no dia-a-dia do curso.

A FACULDADE POLIENSINO possui um Núcleo de Apoio Pedagógico que orienta os professores no que diz respeito às questões pedagógicas e didáticas assim como atende os alunos quando professores e coordenação de curso não conseguirem solucionar os problemas. O aluno tem acesso a todas as informações acadêmicas relevantes no site da Instituição na Internet. Além disto, no primeiro dia de aula o acadêmico recebe o Manual do Aluno com todas as informações relevantes a respeito da sua futura vida acadêmica, além do próprio Coordenador do curso proferir uma palestra sobre o assunto a cada início de semestre letivo.

Existe uma política que dá suporte ao estágio e que compõe o currículo de todos os cursos de graduação. Todas as empresas da região, instituições com potencial de absorção do profissional formado serão contatadas para contribuir na constituição do curso e estabelecerem convênios pelos quais são oferecidas vagas para estágio.

FACULDADE POLIENSINO mantém, ainda, sistema de acompanhamento psicopedagógico ao alunado, com o intuito de auxiliar o estudante nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estrutura um acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

Apoio Pedagógico

A FACULDADE POLIENSINO dispõe de um sistema de acompanhamento ao aluno, com o intuito de auxiliar nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estruturado para o acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

 INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO

A informatização da Biblioteca merece especial destaque no projeto global da FACULDADE POLIENSINO, dando origem a uma política voltada para a aquisição de equipamentos (computadores e periféricos) e contratação de pessoal técnico e operadores qualificados, em benefício dos padrões de desempenho institucional e do público usuário, o qual recebe treinamento para a utilização de tais equipamentos.

Os usuários têm à disposição serviços informatizados para busca e localização de material informacional como:

  • Conexão com outras instituições, via Internet, para facilitar pesquisas bibliográficas;
  • Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT;
  • Serviço de consulta às bases de dados;
  • Programa de automação dos catálogos para localização da informação no acervo por autor, título e assunto.

A Biblioteca também tem todos os seus serviços internos informatizados (registro, catalogação, indexação etc.), bem como os serviços diretamente ligados aos usuários (identificação, empréstimo/devolução, reserva etc.).

NORMAS DE SEGURANÇA

A FACULDADE POLIENSINO tem como uma das suas principais preocupações, oferecer aos seus alunos, professores e demais funcionários, todas as condições de segurança para o perfeito e tranquilo andamento das atividades acadêmicas.

A instituição passa, periodicamente, por uma avaliação/auditoria do corpo de bombeiros da cidade, para a correta manutenção de seus dispositivos contra incêndio (extintores) e de suas instalações em geral. Nessas avaliações/auditorias, os pareceres sempre foram de aprovação aos dispositivos existentes.

Seus laboratórios, embora não tenham equipamentos de risco, possuem afixados em lugar visível, os procedimentos básicos de conduta no caso de ocorrência de algum sinistro.

Além disso, a POLIENSINO conta um grupo de funcionários (vigias) que são responsáveis pela segurança do patrimônio da instituição e de seus clientes internos.

Portaria de Credenciamento do Curso

Credenciamento

2018 © Faculdade Poliensino - Copyright All Rights Reserved