CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

O curso de Gestão Pública é rápido, de nível superior e tem um mercado de trabalho em plena ascensão.

Pessoas interessadas por administração de entidades e empresas públicas pode optar por um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Proporciona uma formação mais rápida do que o curso de Bacharelado em Administração e o diploma oferece ótima empregabilidade, podendo ser feito tanto na modalidade presencial quanto à distância.

 Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (2016), o CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA é descrito da seguinte forma:

  • Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS.
  • Perfil Profissional de Conclusão: Diagnostica o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública. Desenvolve e aplica inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública. Planeja, implanta, supervisiona e avalia projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional. Aplica metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional. Planeja e implanta ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
  • Campo de Atuação
  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
  • Organizações privadas prestadoras de serviço público.
  • Organizações sem fins lucrativos.
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
  • Ocupações CBO associadas
  • 1421-20 - Tecnólogo em gestão administrativo-financeira.
  • 1421-20 - Tecnólogo em gestão pública.
  • 2521-05 - Administrador.

Em nossa Faculdade “POLIENSINO”, esse Curso conta com Carga Horária Total de 2.220 horas.

O currículo do curso está em pleno acordo com os objetivos apresentados e com o perfil do profissional que se pretende alcançar. Os conteúdos não são desenvolvidos de forma hierarquizada, mas articulados. O curso, também, não contempla em sua estrutura curricular pré-requisitos, o que colabora para minimizar a rigidez dos currículos, as disciplinas encadeadas, contribuindo para FLEXIBILIZAR o currículo e o fluxo contínuo do mesmo, ou seja, a organização do curso busca, paulatinamente, basear-se no princípio da flexibilização. O curso, também, não contempla em sua estrutura curricular pré-requisitos, o que colabora para minimizar a rigidez dos currículos, as disciplinas encadeadas, contribuindo para FLEXIBILIZAR o currículo e o fluxo contínuo do mesmo, ou seja, a organização do curso busca, paulatinamente, basear-se no princípio da flexibilização.

Nesse sentido, o curso vem procurando outras formas de atingir a flexibilidade, tais como: contabilizar no histórico do aluno atividades desenvolvidas por ele durante sua permanência na Instituição, as chamadas atividades complementares. Assim como essas atividades, as disciplinas, também, procuram refletir a flexibilização uma vez que a aprendizagem não se limita ao ensino de determinado conteúdo na sala de aula virtual, os alunos fazem visitas técnicas, de modo a articular teoria e prática.

De modo, para aumentar a flexibilidade no percurso acadêmico, e satisfazer o Decreto nº. 5.626/2005, o NDE – Núcleo Docente Estruturante do curso propôs a inclusão de um elenco de disciplinas optativas que serão oferecidas no 4º e 5º semestres/período do Curso. A inscrição dos alunos na disciplina optativa acontecerá no período regular de matrícula. Enfim, os conteúdos curriculares virão atender ao perfil profissional do egresso e às demandas do mundo do trabalho em constante atualização tecnológica, sem descumprir o disposto nos requisitos legais.

Estrutura Curricular

A Estrutura Curricular com o Dimensionamento da Carga Horária por Período Letivo (Termo) está proposta na Matriz Curricular apresentada a seguir:

Matriz Curricular do Curso de

GESTÃO PÚBLICA

1º TERMO

 

Aulas

 

Teóricas

Práticas

Total

Matemática Aplicada

40

-

40

Introdução à Gestão Pública

40

-

40

Fundamentos da Administração

80

-

80

Comunicação e Expressão

40

-

40

Direito constitucional

40

-

40

Metodologia da Pesquisa Científica

40

-

40

Economia Aplicada

80

-

40

Informática Aplicada

40

40

80

Carga Horária Total do Período

360

40

400

2º TERMO

Matemática Financeira Aplicada

40

-

40

Gestão de Pessoas

80

-

80

Direito administrativo

80

-

80

Projeto Integrador I

20

20

40

Comportamento Organizacional

80

-

80

Ética nos serviços públicos    

40

-

40

Economia no setor público

30

10

40

Carga Horária Total do Período

370

30

400

3º TERMO

Fundamentos de Contabilidade

30

10

40

Orçamento Público

80

-

80

Políticas Públicas

80

-

80

Estatística Aplicada

40

-

40

Planejamento Estratégico na Gestão Pública

80

-

80

Marketing no Serviço Público

40

-

40

Sistemas de Informação Gerencial  na Gestão Pública

30

10

40

Carga Horária Total do Período

380

20

400

4º TERMO

Licitações e Contratos

60

20

80

Gestão da Qualidade nos Serviços Públicos

30

10

40

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais           

80

-

80

Contabilidade Pública

80

-

80

Optativa I

40

-

40

Projeto Integrador II

40

-

40

Estágio supervisionado I

-

120

120

Carga Horária Total do Período

330

150

480

5º TERMO

Gestão Financeira Pública

60

20

80

Gestão Ambiental      

30

10

40

Gestão de Projetos

40

40

80

Optativa II

40

-

40

Auditoria Pública

60

20

80

Estágio supervisionado II                  

-

120

120

Carga Horária Total do Período

230

210

440

OPTATIVAS

Empreendedorismo

40

-

40

Gestão da Tecnologia e Inovação

40

-

40

Libras – Linguagem Brasileira de Sinais

40

-

40

Administração de Conflitos

40

-

40

Educação e Legislação ambiental

40

-

40

Inglês Instrumental

40

-

40

Relações Públicas

40

-

40

Métodos Quantitativos

40

-

40

Equipe Multidisciplinar

APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS DOCENTES

FACULDADE POLIENSINO, que procura oferecer um ensino de alto padrão, tem como prioridade dar apoio e suporte a todos os seus professores para que, desta forma, possibilitem aos seus alunos uma excelente aprendizagem. O presente curso se adéqua a esse objetivo. A instituição contratará professores altamente qualificados em cada área, que, além de excelentes no domínio do conteúdo das disciplinas, são também bons didatas. Tendo presente este objetivo, a Faculdade mantém em sua estrutura um serviço de apoio à atuação do professor na sala de aula virtual.

Isto implica um trabalho direcionado para os cursos e para os professores, prioritariamente. Entretanto, são também endereçadas atividades para melhorar o desempenho dos funcionários, bem como atividades para desenvolver valores, habilidades, comportamentos e atitudes dos mesmos.

ATENÇÃO AOS DISCENTES

Os discentes da FACULDADE POLIENSINO são apoiados constantemente em várias situações. A todos os alunos será disponibilizado um apoio pedagógico dos professores, em função de alguns possuírem horário de atendimento ao aluno. Todos os cursos possuem uma coordenação a quem cabe orientar os alunos com relação aos problemas que enfrentarão no dia-a-dia do curso.

A FACULDADE POLIENSINO possui um Núcleo de Apoio Pedagógico que orienta os professores no que diz respeito às questões pedagógicas e didáticas assim como atende os alunos quando professores e coordenação de curso não conseguirem solucionar os problemas. O aluno tem acesso a todas as informações acadêmicas relevantes no site da Instituição na Internet. Além disto, no primeiro dia de aula o acadêmico recebe o Manual do Aluno com todas as informações relevantes a respeito da sua futura vida acadêmica, além do próprio Coordenador do curso proferir uma palestra sobre o assunto a cada início de semestre letivo.

Existe uma política que dá suporte ao estágio e que compõe o currículo de todos os cursos de graduação. Todas as empresas da região, instituições com potencial de absorção do profissional formado serão contatadas para contribuir na constituição do curso e estabelecerem convênios pelos quais são oferecidas vagas para estágio.

FACULDADE POLIENSINO mantém, ainda, sistema de acompanhamento psicopedagógico ao alunado, com o intuito de auxiliar o estudante nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estrutura um acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

Apoio Pedagógico

A FACULDADE POLIENSINO dispõe de um sistema de acompanhamento ao aluno, com o intuito de auxiliar nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estruturado para o acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

 INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO

A informatização da Biblioteca merece especial destaque no projeto global da FACULDADE POLIENSINO, dando origem a uma política voltada para a aquisição de equipamentos (computadores e periféricos) e contratação de pessoal técnico e operadores qualificados, em benefício dos padrões de desempenho institucional e do público usuário, o qual recebe treinamento para a utilização de tais equipamentos.

Os usuários têm à disposição serviços informatizados para busca e localização de material informacional como:

  • Conexão com outras instituições, via Internet, para facilitar pesquisas bibliográficas;
  • Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT;
  • Serviço de consulta às bases de dados;
  • Programa de automação dos catálogos para localização da informação no acervo por autor, título e assunto.

A Biblioteca também tem todos os seus serviços internos informatizados (registro, catalogação, indexação etc.), bem como os serviços diretamente ligados aos usuários (identificação, empréstimo/devolução, reserva etc.).

NORMAS DE SEGURANÇA

A FACULDADE POLIENSINO tem como uma das suas principais preocupações, oferecer aos seus alunos, professores e demais funcionários, todas as condições de segurança para o perfeito e tranquilo andamento das atividades acadêmicas.

A instituição passa, periodicamente, por uma avaliação/auditoria do corpo de bombeiros da cidade, para a correta manutenção de seus dispositivos contra incêndio (extintores) e de suas instalações em geral. Nessas avaliações/auditorias, os pareceres sempre foram de aprovação aos dispositivos existentes.

Seus laboratórios, embora não tenham equipamentos de risco, possuem afixados em lugar visível, os procedimentos básicos de conduta no caso de ocorrência de algum sinistro.

Além disso, a POLIENSINO conta um grupo de funcionários (vigias) que são responsáveis pela segurança do patrimônio da instituição e de seus clientes internos.

Portaria de Credenciamento do Curso

Credenciamento

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