CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

MISSÃO DO CURSO

O curso de Administração da Faculdade Poliensino tem como missão:

“Formar Administradores com visão moderna das demandas e das inovações da área de adminisração para atuação nos setores de bens e serviços e prosseguirem no processo de educação continuada e na investigação Científica e tecnológica”.

Princípios

O curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  1. a) o respeito à fauna e à flora;
  2. b) a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  3. c) o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  4. d) o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
  5. e) o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

Objetivos do curso

O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e definição de estratégias que contribuam para alcançar os resultados. Os objetivos do curso estão definidos e explicitam os compromissos institucionais em relação ao ensino, a pesquisa e ao perfil do egresso. O presente projeto, proposto pela Faculdade Poliensino, tem por objetivo delinear os aspectos pedagógicos que norteiam a estruturação do curso de Administração, a fim de atender educandos que queiram habilitar-se nesse campo do saber. 

Objetivo Geral

Formar gestores de negócios, flexíveis, com formação multidisciplinar, dotados de competências, habilidades e capacidade de realização, frente aos desafios apresentados pelo cenário organizacional, apto a atuar em todas as áreas das Ciências Gerenciais, a liderar e organizar novos empreendimentos e negócios, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento das organizações existentes, possibilitando sucesso no ambiente dinâmico dos negócios. 

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:

  • Desenvolver a visão orgânica do conhecimento, afinada com as mutações que estão acontecendo a cada dia;
  • Conhecer a História da Administração, as Teorias Administrativas e os novos modelos de gestão;
  • Conhecer profundamente e relacionar o conteúdo das disciplinas profissionalizantes;
  • Desenvolver uma visão sistêmica, holística e estratégica das organizações;
  • Perseguir esta visão, por meio do tratamento dos conteúdos com as situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;
  • Estar aberto e sensível para identificar as relações existentes entre conteúdos do curso e situações de aprendizagem com o contexto social e pessoal, de modo a estabelecer a relação ativa entre aluno e objeto do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria e suas conseqüências e aplicações práticas;
  • Possibilitar o reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva e que a aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições e habilidades intelectuais;
  • Promover a formação de profissionais gestores que contribuam para o desenvolvimento de conteúdos de formação humana;
  • Proporcionar um ambiente de desenvolvimento da ética e de aptidões e habilidades indispensáveis ao exercício de qualquer atividade no campo da Gestão;
  • Formar profissionais preparados para procedimentos conceituais, sendo habilidosos negociadores e executores, críticos e pró-ativos;
  • Formar profissionais preparados para ingressar no mercado de trabalho apto a conviverem com novos paradigmas e mudanças permanentes no ambiente socioeconômico e empresarial;
  • Resgatar princípios éticos e morais que promovam a melhoria do profissional e do cidadão.

Estrutura Curricular

O projeto Pedagógico proposto está em plena consonância com a Legislação vigente, atendendo plenamente as Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Administração conforme RESOLUÇÃO CES/CNE Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Do mesmo modo, o respectivo projeto possui carga horária total de 3.380, integralizados em no mínimo 4 anos, sendo que o estágio e as atividades complementares somam 14,8%, atendendo a RESOLUÇÃO CES/CNE Nº 2, DE 18 DE JUNHO DE 2007.

Organização Curricular

RESOLUÇÃO CES/CNE Nº4, DE 13 DE JULHO DE 2005

I. Conteúdos de Formação Básica

Comunicação e Expressão I; Comunicação e Expressão II; Direito; Antropologia e Sociologia; Informática Aplicada I; Informática Aplicada II; Contabilidade; Economia; Economia Brasileira; Psicologia; Comportamento Organizacional; Legislação Social e Tributária; Filosofia; Ética Geral e Profissional; Direito Empresarial.

 

II. Conteúdos de Formação Profissional

Introdução à Administração; Teoria Geral da Administração I; Teoria Geral da Administração II; Administração de Recursos Humanos I; Administração de Recursos Humanos II; Administração de Sistemas de Informação I; Administração de Sistemas de Informação II; Organização Sistemas e Métodos; Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais; Administração Financeira e Orçamentária I; Administração Financeira e Orçamentária II; Administração Mercadológica I; Administração Mercadológica II; Administração da Produção I; Administração da Produção II; Logística e Gestão da Cadeia de Suplementos; Contabilidade Gerencial e Gestão de Custos; Planejamento Estratégico.

 

III. Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias

Matemática Aplicada; Estatística e Probabilidade; Pesquisa Operacional; Matemática Financeira; Teoria dos Jogos; Gestão da Tecnologia e Inovação.

 

IV. Conteúdos de Formação Complementar

Metodologia da Pesquisa Científica; Gestão da Qualidade; Economia Internacional; Optativa I; Optativa II; Empreendedorismo; Comércio Exterior; Jogos de Empresa; Projeto Integrador I; Projeto Integrador II; Projeto Integrador III; Gestão de Projetos; Gestão Ambiental.

 

V. Optativas

Gestão de Micro e Pequena Empresa; Técnicas de Negociação; Administração Contemporânea; Inglês Instrumental; Mercado de Capitais; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3380 HORAS

Equipe Multidisciplinar

APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS DOCENTES

FACULDADE POLIENSINO, que procura oferecer um ensino de alto padrão, tem como prioridade dar apoio e suporte a todos os seus professores para que, desta forma, possibilitem aos seus alunos uma excelente aprendizagem. O presente curso se adéqua a esse objetivo. A instituição contratará professores altamente qualificados em cada área, que, além de excelentes no domínio do conteúdo das disciplinas, são também bons didatas. Tendo presente este objetivo, a Faculdade mantém em sua estrutura um serviço de apoio à atuação do professor na sala de aula virtual.

Isto implica um trabalho direcionado para os cursos e para os professores, prioritariamente. Entretanto, são também endereçadas atividades para melhorar o desempenho dos funcionários, bem como atividades para desenvolver valores, habilidades, comportamentos e atitudes dos mesmos.

ATENÇÃO AOS DISCENTES

Os discentes da FACULDADE POLIENSINO são apoiados constantemente em várias situações. A todos os alunos será disponibilizado um apoio pedagógico dos professores, em função de alguns possuírem horário de atendimento ao aluno. Todos os cursos possuem uma coordenação a quem cabe orientar os alunos com relação aos problemas que enfrentarão no dia-a-dia do curso.

A FACULDADE POLIENSINO possui um Núcleo de Apoio Pedagógico que orienta os professores no que diz respeito às questões pedagógicas e didáticas assim como atende os alunos quando professores e coordenação de curso não conseguirem solucionar os problemas. O aluno tem acesso a todas as informações acadêmicas relevantes no site da Instituição na Internet. Além disto, no primeiro dia de aula o acadêmico recebe o Manual do Aluno com todas as informações relevantes a respeito da sua futura vida acadêmica, além do próprio Coordenador do curso proferir uma palestra sobre o assunto a cada início de semestre letivo.

Existe uma política que dá suporte ao estágio e que compõe o currículo de todos os cursos de graduação. Todas as empresas da região, instituições com potencial de absorção do profissional formado serão contatadas para contribuir na constituição do curso e estabelecerem convênios pelos quais são oferecidas vagas para estágio.

FACULDADE POLIENSINO mantém, ainda, sistema de acompanhamento psicopedagógico ao alunado, com o intuito de auxiliar o estudante nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estrutura um acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

Apoio Pedagógico

A FACULDADE POLIENSINO dispõe de um sistema de acompanhamento ao aluno, com o intuito de auxiliar nas dificuldades naturais encontradas no processo de aprendizagem e de sua adaptação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Está estruturado para o acompanhamento do desempenho do aluno, de forma a possibilitar o oferecimento de medidas alternativas que favoreçam a aprendizagem adequada.

 INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO

A informatização da Biblioteca merece especial destaque no projeto global da FACULDADE POLIENSINO, dando origem a uma política voltada para a aquisição de equipamentos (computadores e periféricos) e contratação de pessoal técnico e operadores qualificados, em benefício dos padrões de desempenho institucional e do público usuário, o qual recebe treinamento para a utilização de tais equipamentos.

Os usuários têm à disposição serviços informatizados para busca e localização de material informacional como:

  • Conexão com outras instituições, via Internet, para facilitar pesquisas bibliográficas;
  • Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT;
  • Serviço de consulta às bases de dados;
  • Programa de automação dos catálogos para localização da informação no acervo por autor, título e assunto.

A Biblioteca também tem todos os seus serviços internos informatizados (registro, catalogação, indexação etc.), bem como os serviços diretamente ligados aos usuários (identificação, empréstimo/devolução, reserva etc.).

NORMAS DE SEGURANÇA

A FACULDADE POLIENSINO tem como uma das suas principais preocupações, oferecer aos seus alunos, professores e demais funcionários, todas as condições de segurança para o perfeito e tranquilo andamento das atividades acadêmicas.

A instituição passa, periodicamente, por uma avaliação/auditoria do corpo de bombeiros da cidade, para a correta manutenção de seus dispositivos contra incêndio (extintores) e de suas instalações em geral. Nessas avaliações/auditorias, os pareceres sempre foram de aprovação aos dispositivos existentes.

Seus laboratórios, embora não tenham equipamentos de risco, possuem afixados em lugar visível, os procedimentos básicos de conduta no caso de ocorrência de algum sinistro.

Além disso, a POLIENSINO conta um grupo de funcionários (vigias) que são responsáveis pela segurança do patrimônio da instituição e de seus clientes internos.

Portaria de Credenciamento do Curso

Credenciamento

2018 © Faculdade Poliensino - Copyright All Rights Reserved